top of page

Carta à Silvia Federici": Apresentando a necessidade das categorias marxianas para a luta das mulheres.

Autoras(res):

Deise Luiza da Silva Ferraz;

Marília Duarte;

Souza e Jéssica Alves.


Apresentação: No livro Prosas Feministas em Tempos de Pandemia, em “Carta à Silvia Federici”: Apresentando a necessidade das Categorias Marxianas para a luta das Mulheres (cap. 5) sob autoria de Deise Luiza da Silva Ferraz, Marília Duarte Souza e Jéssica Alves, encontramos em um formato original um conjunto de críticas ao pensamento de Federici a partir da perspectiva teórica marxiana. Segundo as auto- ras, para tratar da opressão da mulher, Federici Silvia refutaria as categorias marxianas. Entendem que, para Federici, se Marx tivesse assumido o ponto de vista das mulheres, teria explicado o desenvolvimento da sociedade capitalista de outra forma. Esta carta à Federici busca demonstrar equívocos em sua obra no que diz respeito a sua compreensão da teoria social de Marx. As autoras objetivam, a partir da elaboração de críticas ao pensamento de Federici, colaborar com o avanço de uma teoria feminista revolucionária.


REFERÊNCIA: FERRAZ, DEISE LUIZA DA SILVA; SOUZA, M. D.; MACIEL, J.A. . "CARTA À SILVIA FEDERICI": APRESENTANDO A NECESSIDADE DAS CATEGORIAS MARXIANAS PARA A LUTA DAS MULHERES. In: Ana Elisa Cruz Corrêa; Luciana Henrique da Silva; Michelle Franco Redondo. (Org.). PROSAS FEMINISTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. 1ed.Uberlândia: Marxismo 21, 2023, v. 1, p. 93-118.




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prostituição: Para além do "ser ou não ser profissão".

Autoras(res): Marília Duarte de Souza; Deise Luiza da Silva Ferraz; Jade Mariá Pais Vaz de Melo. Resumo: Objetivamos analisar a prostituição enquanto atividade subsumida a um processo de produção e va

Comentários


bottom of page