top of page

Discutindo Autogestão: Um diálogo entre os pensamentos clássicos e contemporâneos e as influências nas práticas autogestionárias da economia popular solidária.

Autoras(res):

Deise Luiza da Silva Ferraz;

Patrícia Dias.


Resumo: O surgimento dos Empreendimentos Autogestionários fomenta uma discussão detalhada sobre a autogestão. Sem intenção de compreender a abrangência dessa temática, este ensaio apresenta não apenas a origem e o significado do termo, mas os pressupostos e os ideais básicos de sua construção. Para tanto, buscamos a vertente sociológica a origem da autogestão, abordando duas abordagens: o marxista e o orgulhoso. Esta reflexão teórica exige ainda considerar a reapropriação desse conceito pelas ciências administrativas. À luz dessas construções, averiguamos como o conceito e a práxis estão sendo entendidos pelos estudiosos da Economia Popular Solidária no Brasil. Por conseguinte, contrapomos os pressupostos dos autores clássicos aos dos contemporâneos e, com isso, percebemos a necessidade de uma relativização do conceito de autogestão para as realidades distintas encontradas nos Empreendimentos Econômicos autogestionários. Desse modo, esperamos instigar novos debates a respeito desse assunto, a fim de construirmos coletivamente uma via alternativa ao sistema hegemônico.


Palavras-chave: Autogestão; Economia Popular; Solidariedade.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prostituição: Para além do "ser ou não ser profissão".

Autoras(res): Marília Duarte de Souza; Deise Luiza da Silva Ferraz; Jade Mariá Pais Vaz de Melo. Resumo: Objetivamos analisar a prostituição enquanto atividade subsumida a um processo de produção e va

Comentarios


bottom of page