Deise Luiza da Silva Ferraz

Professora Adjunta na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (Nec-TraMa).

 

Doutora, Mestra e Bacharela em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com um período de estágio-doutoral no Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (SOCIUS) do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.

 

Militante sindical e feminista. Pesquisadora Mineira FAPEMIG. Tutora no Programa de Educação Tutorial. Pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa: SOCIUS (ISEG/UTL), Economia Política do Poder em Estudos Organizacionais (UFPR/CAPES) e Trama: Trabalho e Marxismo (UFJF/CAPES).

 

Coordenadora de Projetos de Pesquisas financiados por órgãos nacionais de fomento (CNPq, Capes e Ipea) e por órgãos estaduais (Fapemig). 

Aline Fábia Guerra de Moraes

Profa. Adjunta na UFPE. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional.

 

Mestra e Bacharela em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciada em História também pela UFPB.

 

Possui interesse nas áreas de Relações de Trabalho, Prazer e Sofrimento no trabalho, Suicídio, Estudos Organizacionais, Trabalho Informal e Terceirização.

Rossi Henrique Soares Chaves

Possui graduação em Administração Pública e em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia ambos pela Universidade Federal de Alfenas. Possui Mestrado pela UFMG. Doutorando na linha de pesquisa Estudos Organizacionais, Trabalho e Sociedade pelo CEPEAD/UFMG. Pesquisador do Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa).

 

Áreas de interesse: Estado, economia política, conhecimento e ontologia, crítica da Administração Pública.

Jade Mariá Pais Vaz de Melo

Mestra em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais, vinculada à linha de Estudos Organizacionais, Trabalho e Sociedade. Graduada em Administração pela UFMG. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica na UFMG, vinculada ao NEC-TraMa. Integrante dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia (UFMG), Economia Política do Poder em Estudos Organizacionais - EPPEO (UFPR) e TraMa - Trabalho e Marxismo (UFJF). Temas de interesse: Estudos Críticos em Administração, Estudos Organizacionais, Feminismo Marxista, Gênero, Marxologia, Relações de Trabalho, Religião e Prostituição.

WhatsApp Image 2020-10-22 at 14.23.12 (1

Jefferson Vieira de Góes

Estudante de Controladoria e Finanças (UFMG), técnico administrativo em educação no Teatro Universitário da UFMG, coordenador do projeto de extensão Teatro, Produção e Memória e integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa). Formado em Química Tecnológica com especialização em Gestão Estratégia, ênfase em Gestão de Pessoas (FACE/UFMG) e especialização em Educação Profissional e Tecnológica inclusiva (IFTM). Atualmente, está como IC voluntário no projeto de pesquisa "Economia (i)legal: o movimento de capital do setor produtivo do tráfico ao sistema financeiro" com orientação da professora Deise Ferraz.

WhatsApp Image 2020-10-22 at 15.14.54.jp

Lígia Ranara Rocha Paes

Graduanda em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG. Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa). Atualmente, está como bolsista do projeto de pesquisa Economia (i)legal: o movimento de capital do setor produtivo do tráfico ao sistema financeiro", sob orientação da Prof(a). Dra. Deise Luiza da SIlva Ferraz.

WhatsApp%20Image%202020-11-27%20at%2019.

Bernardo Morais Marques

Graduando em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estudante de Relações Internacionais na PUCMG e  integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa). Atualmente, bolsista voluntário do projeto de pesquisa "Economia (i)legal: o movimento de capital do setor produtivo do tráfico ao sistema financeiro", sob orientação da professora Deise Luiza Ferraz.

WhatsApp%20Image%202021-04-26%20at%2015.

Marcos Júnior de Moura-Paula

Mestre e Bacharel em Administração pela UFMG e professor no Instituto Federal de Brasília. Interesses de pesquisa relacionados a estudos organizacionais, gestão de pessoas e relações de trabalho.

Marília Duarte de Souza

Doutoranda e Mestra em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharela em Administração pela UFMG. Atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Administração da UFMG e como  voluntária de Iniciação Científica vinculada ao Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa). Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (UFMG). Temas de interesse: Estudos Organizacionais, Estudos Críticos em Administração, Feminismo, Feminismo Marxista, Gênero, Marxologia, Ciência e Trabalho.

Janna.jpg

Janaynna de Moura Ferraz

Professora Adjunta no DEPAD/ UFRN. Pesquisadora NEC-TraMa e GESTI/UFRN. Doutora (UFMG), mestre (UFS) e bacharela em Administração.

 

Autora do livro "Para além da prática empreendedora no capitalismo brasileiro" e de artigos científicos publicados em eventos e periódicos. Coordenadora de projetos de pesquisa com financimento CNPq/PROPESQ/UFRN.  

Temas de interesse: Crítica da Economia política; Tecnologia, Trabalho e Consciência de classe; Ciência e Ideologia em Marx; e Prática Empreendedora.

Jéssica Alves Maciel

Mestra em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais, vinculada à linha de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Graduada em Administração pela UFMG. Atuou como Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET Adm). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia (UFMG). Temas de interesse: Estudos Críticos em Administração, Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho.

WhatsApp Image 2020-10-22 at 14.23.12.jp

Maria Cecilia Tavares Varela Cavalcanti

Graduanda em Administração pela UFRN.  Atualmente é bolsista CNPq de Iniciação Científica pelo Trama/UFRN. Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa). Temas de interesse: Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho; Prática Empreendedora; e Trabalho e Consciência de classe.

WhatsApp Image 2020-10-22 at 14.23.12 (2

Gilsivan Castro De Medonça Junior

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/FACISA. Participa do Ciclo de estudos em fundamentos de filosofia e história da psicologia. É integrante do projeto de pesquisa "Psicologia e Políticas Sociais na América Latina".
Atualmente é bolsista voluntário de Iniciação científica vinculado ao TraMa/UFRN pesquisando Teoria marxista da dependência (TMD).
Tem interesse nos temas: Psicologia educacional e escolar, Educação, Teoria social marxiana e marxista.

Georgheton Melo Nogueira Filho

Estudante de Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-Trama). Atua como bolsista voluntário no projeto de pesquisa “Economia (i)legal: o movimento de capital do setor produtivo do tráfico ao sistema financeiro”, sob orientação da Professora Deise Ferraz. Tem interesse nos temas: teoria marxiana e marxistas, expansão do capital e suas consequências, crise democrática etc.

Edir Vilmar Henig

Doutor em Território, Risco e Políticas Públicas pela Universidade de Coimbra (Portugal) - Título de doutorado reconhecido pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Desenvolveu estágio doutoral junto ao Istituto di Diritto Agrario Internazionale e Comparato (Firenze - Itália). Mestre em Política Social pela Universidade Federal de Mato Grosso. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Cuiabá. Tem experiência nos estudos sobre Questão Agrária, Agricultura Familiar, Agroecologia, Políticas Sociais, Políticas Públicas.

Bárbara Katherine F. Biondini

Doutoranda e Mestra em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração - CEPEAD/UFMG. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Profa. PUCMG. Vinculada aos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa), Economia Política do Poder em Estudos Organizacionais - EPPEO (UFPR), TRAMA - Trabalho e Marxismo (UFJF) e ao Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Sociabilidade e Saúde - LETSS (UFMG). Temas de interesse: Neurociências, Saúde, Políticas públicas, Gestão de pessoas e Relações de trabalho, Marxologia, Materialismo histórico dialético.

David Silva Franco

Professor Efetivo no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Ribeirão das Neves. Doutor e mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Atuante no ensino e pesquisa em cursos dos níveis de pós-graduação, graduação (bacharelado e tecnólogo) e ensino médio técnico. Autor e revisor de artigos em periódicos nacionais. Membro-pesquisador do NEC-TraMa (Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia) e GEFORP (Gestão e Formação Profissional).

 

Tem interesse nas áreas de Ensino e Crítica em Administração, Sociologia do Trabalho, Psicologia do Trabalho e Economia Política. 

Paula Cristina de Moura Fernandes

Doutoranda e Mestra em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do núcleo de Estudos Críticos: Trabalho e Marxologia (Nec-TraMa). Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é bolsista CAPES pela UFMG. Atuou como Coordenadora de Polo na rede Etec e é Professora de ensino a distância no Programa ETEC- Brasil. Atuou como professora substituta na área de Teorias da Administração pela UFV- Campus Rio Paranaíba. Desenvolveu trabalhos como bolsista de iniciação científica pela FAPEMIG. Autora e revisora de artigos científicos nacionais e internacionais. Atua nas seguintes áreas científicas: Administração, Direito e Educação. Áreas de interesse: Sistema Prisional, Crítica da Administração Pública, Estado e Economia Política.

Cleverson Ramom Carvalho Silva

Professor no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG), campus Manhuaçu. Doutorando em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG e Bacharel em Economia e Administração. Membro-pesquisador do NEC-TraMa (Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia). Tem interesse nos seguintes temas: Economia Política, Estudos Críticos em Administração, Educação e Trabalho, Educação Profissional, Formação Integral/ humana.

Lavínea Lisboa Seabra

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa). Atualmente sou bolsista voluntária no projeto de Iniciação Científica “Economia (i)legal: o movimento de capital do setor produtivo do tráfico ao sistema financeiro", sob orientação da Prof(a). Dra. Deise Luiza da SIlva Ferraz.

WhatsApp Image 2020-11-11 at 14.04.42.jp

Lucas Baêta da Silva

Graduando em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG. Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa). Atualmente está como bolsista voluntário do projeto de pesquisa Economia (i)legal: o movimento de capital do setor produtivo do tráfico ao sistema financeiro", sob orientação da Prof(a). Dra. Deise Luiza da SIlva Ferraz. 
Campos de interesse: Materialismo e Ontologia.

Deidi Maca.jpg

Deidi Yolima Maca Urbano

Professora na Facultad de Ciencias de la Administración, Universidad del Valle - Sede Tuluá (Colômbia). Doutora em Psicologia pela Univesidad del Valle (Colômbia) com um período de estágio-doutoral no Programa de Estudios Psicosociales del Trabajo -PEPET-, Universidad Diego Portales (Chile), Mestra em Sociologia pela Universidad del Valle (Colômbia), Bacharela em Psicologia pela Pontificia Universidad Javeriana - Cali (Colômbia). Integrante dos grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia (UFMG), Humanismo y Gestión (Universidad del Valle, Colômbia). Autora e revisora de artigos científicos nacionais e internacionais. Áreas de interesse: Psicologia Social Crítica do Trabalho e das organizações, Sociologia do Trabalho, Estudos Organizacionais. Temas de interesse: Estado, Trabalho e Subjetividade.

Nádia Duarte

Mestranda em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharela em Gestão de Serviços de Saúde pela UFMG. Atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Administração da UFMG e como  voluntária de Iniciação Científica vinculada ao Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa). Integrante do grupo de pesquisa Economia Política do Poder em Estudos Organizacionais (EPPEO) e Trabalho e Marxismo (TraMA).

Temas de interesse: Feminismo, Feminismo Marxista, Gênero, Trabalho, Estudos Organizacionais e Crítica à Administração.