Conheça nossa Rede
Rede TraMa
%20(1).png)
Janaynna de Moura Ferraz
Coordenadora
Bacharela, Mestra (UFS) e Doutora (UFMG) em Administração. Professora Adjunta no DEPAD/UFRN. Professora Permanente PPGSS/UFRN e PPGA/UFRN. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração na UFRN (2024-2025). Coordenadora da Rede Trabalho e Marxologia (REDE TRAMA/BR). Coordenadora do Grupo de Pesquisa NIP-TraMa/UFRN (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - TraMa).
Militante sindical e feminista classista, tem pesquisado as formas hodiernas da luta de classes nas relações de trabalho que se expressam em fenômenos como prática empreendedora, uberização, plataformização do trabalho e seu engendramento com as formas de opressão: de sexo, racialização, orientação sexual, entre outras, e o papel do Estado nessa dinâmica.

Bruno Souza Bechara-Maxta
Vice-Coordenador
Professor Adjunto do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Saúde Pública. Militante sindical dedicado aos estudos da Medicina Social Latino-Americana (tradição marxista) e Saúde de Trabalhadores-Saúde Operária com instrumentação prática na Atenção Primária à Saúde"
Nec - Trama

Deise Luiza da Silva Ferraz
Coordenadora
Professora Associada na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (Nec-TraMa). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFMG. Estudante de Filosofia na FAFICH-UFMG. Militante sindical e feminista interessada em estudar e pesquisar as contradições da sociabilidade capitalista para contribuir com as lutas da classe trabalhadora.

Paula Cristina de Moura Fernandes
Vice-Coordenadora
Doutora e Mestra em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2023 e 2019). Pesquisadora da RedeTraMa e do grupo Nec-PrisMa (Nucleo de Estudos críticos: Prisão, Saúde e Marxismo). Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2015). Atualmente é Professora Adjunta do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG- Campus São João Evangelista). É líder do tema de Estudos Organizacionais do ENANGRAD (2020-2025).
Temas de interesse: Sistema Prisional, Criminologia Crítica, Crítica da Administração Pública, Estado e Economia Política.

Marília Duarte de Souza
Professora IFMG/Sabará. Doutora em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais. (CEPEAD/UFMG). Bacharela e Mestra em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Vice-Coordenadora do Núcleo de Estudos Críticos: Prisão, Saúde e Marxismo (Nec-PrisMa/IFMG). Integrante do Núcleo de Estudos Críticos, Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa/UFMG) e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Trabalho e Marxologia (NIP-TraMa/UFRN).
Temas de Interesse: Estudos Organizacionais, Estudos Críticos em Administração, Relações de Trabalho, Trabalho Reprodutivo, Feminismo Classista, Gênero e Marxologia, Opressão, Exploração. Possui trabalhos acadêmicos publicados em eventos nacionais e internacionais, periódicos científicos, e capítulos de livros.
.jpeg)
David Silva Franco
Professor EBTT no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Ribeirão das Neves. Doutor e mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Docência, ênfase em Educação Profissional, pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Membro-pesquisador do NEC-TraMa (Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia) e GEFORP (Gestão e Formação Profissional). Foi líder do GT 05 (Relações de Trabalho, Tecnologias Produtivas e Subjetividades no Capitalismo Contemporâneo) do VII Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais. Tem interesse nas áreas de Ensino e Crítica em Administração, Sociologia do Trabalho, Psicologia do Trabalho e Economia Política.
.jpeg)
Cleverson Ramom Carvalho Silva
Professor de Administração do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Doutor em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Bacharel em Economia pela Universidade Estadual de Montes Claros e Administração pela PUC Minas. Membro-pesquisador do NEC-TraMa (Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia).
Temas de interesse: O Trabalho dos Produtores/ Criadores de Conteúdo, Economia Política da Comunicação, Condições e Relações de Trabalho, Estudos Críticos em Administração, Educação e Trabalho, Educação Profissional, Formação Integral/ humana

Laura Martins Marques
Estudante de graduação no curso de Ciências Sociais na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atua como bolsista de iniciação científica (CNPq), do projeto "Trabalho e Saúde no Sistema Prisional e Socioeducativo: Pesquisa-Intervenção e Extensão Dialógica entre Pesquisadoras e Trabalhadoras Organizadas" , sob a orientação da professora Deise Luiza Ferraz (FACE/UFMG).
Tem interesse em temas relacionados a Teoria da Reprodução Social, ao trabalho reprodutivo e a plataformização.

Rodrigo Lamêgo Ferreira Irrthum
Estudante de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é bolsista de iniciação científica sob orientação do professor Bruno Bechara em projeto sobre as lutas operárias na determinação do desgaste e da força de trabalho na ordem do capital.
Temas de interesse: estudos da Terapia Ocupacional Crítica (corrente materialista histórica), Saúde dos Trabalhadores e Medicina Social Latino-Americana (tradição marxista).

Jefferson Vieira de Góes
Doutorando e Mestre em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG e trabalhador da Educação Pública no Teatro Universitário (TU) da UFMG, no cargo de Técnico Administrativo desde 2011. Especialista em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva, pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Especialista em Gestão Estratégica com ênfase em Gestão de Pessoas, pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG; e Bacharel em Química Tecnológica pelo Instituto de Ciências Exatas da UFMG. Membro-pesquisador do NEC-TraMa (Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia).
Temas de interesse: Tecnologia, Streaming, Economia Política da Comunicação, Condições e Relações de Trabalho, Estudos Críticos em Administração, Arte, Cultura e Trabalho, Educação Profissional.

Nathália Reis
Mestranda em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG; graduanda em Filosofia pela UFMG; servidora pública do Estado de Minas Gerais, no cargo de Especialista em Polìticas Públicas e Gestão Governamental desde 2017. Bacharel em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Integrante do NEC-TraMa (Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia).
Temas de interesse: Irracionalidade, Educação, Feminismo, Crítica à Economia Política, Estudos Críticos em Administração

Bárbara Biondini
Professora do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD/UFMG) e Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora da Rede de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (Rede TraMa) e do Grupo de Pesquisa Psicologia, Trabalho e Processos Psicossociais (PUC Minas).
Temas de Interesse: Saúde das Trabalhadoras e Trabalhadores; Relações de Trabalho; Subjetividade-Objetividade; Saúde Mental e Trabalho.

Rodrigo Vieira Ferreira
Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017-2022), bacharel em Engenharia de Produção pela Faculdade Machado Sobrinho (2019-2022) e mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora (2022-2024). Pesquisador voluntário do Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (Nec-TraMa) e membro da equipe editorial da Revista marxista Barravento.
Interesses de pesquisa: relação entre Estado e Capital, Administração Política, pensamento econômico, pensamento administrativo e administrativo-político, ideário militar brasileiro e a vigência do irracionalismo.

Tayná Fernandes da Silva
Estudante de Relações Econômicas e Internacionais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como bolsista de iniciação científica, do projeto “Trabalho e saúde no sistema prisional brasileiro: a determinação dos processos de adoecimento dos auxiliares, assistentes e analistas do sistema prisional brasileiro'', sob orientação da professora Deise Luiza Ferraz (FACE/UFMG).
Temas de interesse: lutas de classe, feminismo, igualdade racial, minorias e direitos sociais.

Kalil Dias Lauar
Mestre em Segurança Pública e Cidadania pela UEMG. Pós-graduado em Criminologia e em Política Pública de Assistência Social e Gestão do SUAS. Bacharel em Serviço Social. Analista Executivo de Defesa Social / Assistente Social da SEJUSP-MG / DEPEN-MG, lotado no Presídio Regional de Teófilo Otoni. Atuou como Assistente Social Perito no Centro de Apoio Médico Pericial do DEPEN-MG e no NASF. Comunicador do Núcleo de Assistentes Sociais do Sistema Prisional - NAS-Prisional vinculado ao CRESS/MG, onde foi coordenador (2021–2023). Pesquisador colaborador no projeto “Trabalho e Saúde no Sistema Prisional”, em parceria com UFMG, IFMG, SINDASEP-MG e FAPEMIG, vinculado à Rede Trama e ao LabTrab.
Temas de interesse: sistema prisional; trabalho e prisões; serviço social; segurança pública.

William Davidson Daniel de Souza
Estudante de graduação no curso de Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atua como bolsista de iniciação científica (FAPEMIG), do projeto "As lutas operárias na determinação do desgaste e reprodução da força de trabalho na ordem do capital: construção compartilhada do conhecimento sobre trabalho e saúde com operários da mineração e siderurgia em Minas Gerais.", sob a orientação do professor Bruno Souza Bechara-Maxta (DTO/UFMG).
Temas de interesse: Saúde dos Trabalhadores, à Medicina Social Latino-Americana e à Terapia Ocupacional.

Nicole Martins
Estudante de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou mobilidade acadêmica na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente realiza iniciação científica voluntária intitulada "As lutas pela saúde da mulher operária: construção compartilhada do conhecimento com operárias da mineração e siderurgia em Minas Gerais" sob orientação do professor Bruno Bechara Maxta.
Temas de interesse: Terapia Ocupacional Crítica, Saúde do Trabalhador, Saúde Operária, Feminismo Classista e Relações de opressão e exploração.
Nip - Trama
%20(1).png)
Janaynna de Moura Ferraz
Coordenadora
Bacharela, Mestra (UFS) e Doutora (UFMG) em Administração. Professora Adjunta no DEPAD/UFRN. Professora Permanente PPGSS/UFRN e PPGA/UFRN. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração na UFRN (2024-2025). Coordenadora da Rede Trabalho e Marxologia (REDE TRAMA/BR). Coordenadora do Grupo de Pesquisa NIP-TraMa/UFRN (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - TraMa).
Militante sindical e feminista classista, tem pesquisado as formas hodiernas da luta de classes nas relações de trabalho que se expressam em fenômenos como prática empreendedora, uberização, plataformização do trabalho e seu engendramento com as formas de opressão: de sexo, racialização, orientação sexual, entre outras, e o papel do Estado nessa dinâmica.

Rossi Henrique Soares Chaves
Vice Coordenador
Graduado em Administração Pública e em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia ambos pela Universidade Federal de Alfenas. Mestre e Doutor em Administração pelo CEPEAD/FACE/UFMG. Pós-Doutorado em Política Social pelo PPGPS/UFES. Vice-líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa: Trabalho e Marxologia (UFRN). Pesquisador da Rede de Estudos Críticos: Trabalho e Marxologia (Rede-TraMa). Secretário da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO).
Temas de Interesse: financeirização, especulação e crises; estudos organizacionais e relações de trabalho; políticas públicas e fundo público.
.png)
Aline Juliana Barbosa de Oliveira
Mestranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA/UFRN). Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Potiguar (UNP).
Vinculada ao grupo de pesquisa NIP-TraMa (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Trabalho e Marxologia) sob orientação da prof.ª Janaynna Ferraz.
Temas de interesse: Precarização do trabalho, Trabalho e Consciência de classe, Critica a prática empreendedora, Estudos Críticos em Administração, feminismo e raça.

Mayara Carla Marques
Mestranda em Administração pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduada em Gestão Comercial pelo Instituto Federal da Paraíba. Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP-TRAMA. Pesquisando atualmente sobre a relação entre a prática empreendedora e o Estado Capitalista.
Temas de interesse: Estudos críticos sobre empreendedorismo, precarização do trabalho, plataformas digitais e trabalho.

Emilly Bezerra F. do Nascimento
Assistente Social e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGSS/UFRN). Mestra (2022-2024) e Bacharel (2015-2019) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), possui especialização em Atenção Psicossocial pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN). Além disso, tem especialização em Serviço Social e Dependência Química pela UniBF. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Trabalho e Marxologia (NIP TraMa) e da Rede de Estudos em Trabalho e Marxologia (Rede TraMa)
Temas de interesse: Teoria Marxista; Precarização do Trabalho; Saúde do Trabalhador; Saúde Mental.

Alice Melo Silva
Mestranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA/UFRN). Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi voluntária no Programa de Educação Tutorial- PET Cidade, Saúde e Justiça (PET- CSJ/UFPI). Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Trabalho e Marxologia (NIP-TraMa/UFRN).
Temas de interesse: Opressões e exploração; Relações de Trabalho; Feminismo e Decolonialidade.

Hellenkarla Rodrigues Florêncio
Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA/UFRN), possui Bacharelado em Administração Pública, especialização em Administração e especialização em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional. Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP-TRAMA. Atualmente pesquisando sobre Políticas de Gênero para portadoras de endometriose.
Temas de interesses: Tecnologia; Trabalho precarizado; Feminismo.

Lidiane Cavalcante Tiburtino
Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós – Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGSS/UFRN). Bacharel em Serviço social pela Universidade Estadual de Campina Grande (UEPB). Atuou enquanto docente em cursos de Serviço Social (2014 - 2022), com ênfase no ensino dos Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social, Gênero e Processos de Trabalho. Conselheira no Conselho Regional de Serviço Social 13° Região – CRESS/PB, atuando como coordenadora da Comissão Permanente de Ética. Militante Feminista, atualmente pesquisa a relação entre produção e reprodução social, apropriação do trabalho das mulheres pelo capitalismo, precarização da vida e adoecimento. Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Trabalho e Marxologia (NIP-TraMa/UFRN)
Temas de interesse: Trabalho Produtivo e Reprodutivo, Opressão, Exploração, Gênero, Raça e Marxismo, Feminismo e Expropriação. .

Jessica Silva
Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA/UFRN). Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Integrante do grupo de pesquisa NIP-TraMa e do Observatório das Desigualdades.
Temas de interesse: políticas públicas; políticas educacionais; inclusão; análise critica das políticas e das desigualdades sociais.

Maria Antônia Bezerra de Oliveira
Mestranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGSS/UFRN); Bacharel em Serviço Social pela UFRN; Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Ética e Direitos (GEPTED-UFRN); Membro do Grupo de Pesquisa NIP-TraMa/UFRN (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - TraMa).
Temas de interesse: Gênero; Trabalho Reprodutivo; Precarização do Trabalho; Prostituição; Saúde Mental; Feminismo; Violência; Plataformização do trabalho; Uberização.

Rafaela da Silva Bezerra
Administradora (UFRN), Mestra em Engenharia de Produção (PEP/UFRN), Especialista em Docência para o Ensino Superior (Unifacex/RN), Licenciada em Formação Pedagógica para a Educação Básica, Profissional e Tecnológica (IFRN), Doutoranda em Administração (PPGA/UFRN). Docente na área de Gestão e Negócios no IFRN, membro e Coordenadora de Núcleo da Incubadora para o Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN (IFSol). Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Trabalho e Marxologia (NIP TraMa/UFRN).
Temas de interesse: trabalho, geração de renda e feminismo na Economia Solidária; relação entre saúde, gênero e raça dos trabalhadores que atuam no sistema prisional.

Ana Beatriz dos Santos Silva
Graduanda em Serviço Social pela UFRN; Técnica em Controle Ambiental pelo IFRN; Coordenadora de finanças do Centro Acadêmico de Serviço Social; Ex-voluntária do projeto Motyrum - Penitenciário; Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Trabalho e Marxologia (NIP - TraMa/UFRN).
Temas de interesse: Gênero; Feminismo; Reprodução social; Uberização do trabalho; Fundos de pensão; Realidade das mulheres encarceradas.
.png)




