Deise Luiza da Silva Ferraz

Professora Associada na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (Nec-TraMa). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFMG.
 
Doutora, Mestra e Bacharela em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com um período de estágio-doutoral no Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (SOCIUS) do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.
 
Militante sindical e feminista.

Marcos Júnior de Moura-Paula

Mestre e Bacharel em Administração pela UFMG e professor no Instituto Federal de Brasília. Interesses de pesquisa relacionados a estudos organizacionais, gestão de pessoas e relações de trabalho.

Aline Fábia Guerra de Moraes

Profa. Adjunta na UFPE. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional.

 

Mestra e Bacharela em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciada em História também pela UFPB.

 

Possui interesse nas áreas de Relações de Trabalho, Prazer e Sofrimento no trabalho, Suicídio, Estudos Organizacionais, Trabalho Informal e Terceirização.

Rossi Henrique Soares Chaves

Possui graduação em Administração Pública e em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia ambos pela Universidade Federal de Alfenas. Possui Mestrado pela UFMG.

 

Doutorando na linha de pesquisa Estudos Organizacionais, Trabalho e Sociedade pelo CEPEAD/UFMG. Pesquisador do Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa).

 

Áreas de interesse: Estado, economia política, conhecimento e ontologia, crítica da Administração Pública.

Jade Mariá Pais Vaz de Melo

Mestra em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais, vinculada à linha de Estudos Organizacionais, Trabalho e Sociedade. Graduada em Administração pela UFMG.

 

Atuou como Bolsista de Iniciação Científica na UFMG, vinculada ao NEC-TraMa. Integrante dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia (UFMG), Economia Política do Poder em Estudos Organizacionais - EPPEO (UFPR) e TraMa - Trabalho e Marxismo (UFJF).

 

Temas de interesse: Estudos Críticos em Administração, Estudos Organizacionais, Feminismo Marxista, Gênero, Marxologia, Relações de Trabalho, Religião e Prostituição.

WhatsApp Image 2020-10-22 at 14.23.12 (1

Jefferson Vieira de Góes

Estudante de Controladoria e Finanças (UFMG), técnico administrativo em educação no Teatro Universitário da UFMG, coordenador do projeto de extensão Teatro, Produção e Memória e integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa).

 

Formado em Química Tecnológica com especialização em Gestão Estratégia, ênfase em Gestão de Pessoas (FACE/UFMG) e especialização em Educação Profissional e Tecnológica inclusiva (IFTM).

 

Atualmente, está como IC voluntário no projeto de pesquisa "Economia (i)legal: o movimento de capital do setor produtivo do tráfico ao sistema financeiro" com orientação da professora Deise Ferraz.

WhatsApp%20Image%202020-11-27%20at%2019.

Bernardo Morais Marques

Graduando em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estudante de Relações Internacionais na PUCMG e  integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa).

 

Atualmente, bolsista voluntário do projeto de pesquisa "Economia (i)legal: o movimento de capital do setor produtivo do tráfico ao sistema financeiro", sob orientação da professora Deise Luiza Ferraz.

WhatsApp%20Image%202021-04-26%20at%2015.

Nádia Duarte

Mestranda em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharela em Gestão de Serviços de Saúde pela UFMG. Atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Administração da UFMG e como  voluntária de Iniciação Científica vinculada ao Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa). Integrante do grupo de pesquisa Economia Política do Poder em Estudos Organizacionais (EPPEO) e Trabalho e Marxismo (TraMA).

 

Temas de interesse: Feminismo, Feminismo Marxista, Gênero, Trabalho, Estudos Organizacionais e Crítica à Administração.

Lívia Beatriz Soares de Oliveira

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  e  integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa).

 

Atualmente, bolsista voluntária do projeto de pesquisa "Relações de opressão e exploração no século XXI: a luta cultural, política, educacional e trabalhista das mulheres", sob orientação da Prof(a). Dra. Deise Luiza da SIlva Ferraz.

Ivan Lucas Fernandes

Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-Trama).

 

Bolsista no projeto de pesquisa "Desenvolvimento Tecnológico, Relações e Condições de Trabalho na América Latina", sob orientação da Professora Deise Ferraz.

 

Temas de interesse: trabalho, crises no capitalismo, poder e expansão capitalista.

Janna.jpg

Janaynna de Moura Ferraz

Professora Adjunta no DEPAD/ UFRN. Pesquisadora NEC-TraMa e GESTI/UFRN. Doutora (UFMG), mestre (UFS) e bacharela em Administração.

 

Autora do livro "Para além da prática empreendedora no capitalismo brasileiro" e de artigos científicos publicados em eventos e periódicos. Coordenadora de projetos de pesquisa com financimento CNPq/PROPESQ/UFRN.  

Temas de interesse: Crítica da Economia política; Tecnologia, Trabalho e Consciência de classe; Ciência e Ideologia em Marx; e Prática Empreendedora.

Marília Duarte de Souza

Doutoranda e Mestra em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharela em Administração pela UFMG.

 

Atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Administração da UFMG e como  voluntária de Iniciação Científica vinculada ao Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa). Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (UFMG).

 

Temas de interesse: Estudos Organizacionais, Estudos Críticos em Administração, Feminismo, Feminismo Marxista, Gênero, Marxologia, Ciência e Trabalho.

Jéssica Alves Maciel

Mestra em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais, vinculada à linha de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional.

Graduada em Administração pela UFMG.

 

Atuou como Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET Adm). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia (UFMG).

 

Temas de interesse: Estudos Críticos em Administração, Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho.

WhatsApp Image 2020-10-22 at 14.23.12 (2

Gilsivan Castro De Medonça Junior

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/FACISA. Participa do Ciclo de estudos em fundamentos de filosofia e história da psicologia. É integrante do projeto de pesquisa "Psicologia e Políticas Sociais na América Latina".


Atualmente é bolsista voluntário de Iniciação científica vinculado ao TraMa/UFRN pesquisando Teoria marxista da dependência (TMD).
Tem interesse nos temas: Psicologia educacional e escolar, Educação, Teoria social marxiana e marxista.

Edir Vilmar Henig

Doutor em Território, Risco e Políticas Públicas pela Universidade de Coimbra (Portugal) - Título de doutorado reconhecido pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

 

Desenvolveu estágio doutoral junto ao Istituto di Diritto Agrario Internazionale e Comparato (Firenze - Itália). Mestre em Política Social pela Universidade Federal de Mato Grosso.

 

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Cuiabá. Tem experiência nos estudos sobre Questão Agrária, Agricultura Familiar, Agroecologia, Políticas Sociais, Políticas Públicas.

Georgheton Melo Nogueira Filho

Estudante de Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-Trama).

 

Atua como bolsista voluntário no projeto de pesquisa “Economia (i)legal: o movimento de capital do setor produtivo do tráfico ao sistema financeiro”, sob orientação da Professora Deise Ferraz.

 

Tem interesse nos temas: teoria marxiana e marxistas, expansão do capital e suas consequências, crise democrática etc.

Alysson Couto


Graduando em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte/FACISA. Participa do ciclo de estudos: Ontologia do Ser Social de Lukács - GPM&E. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Equidade Racial e em Saúde - FACISA/UFRN.

 

Atualmente é bolsista voluntário de Iniciação Científica vinculado ao TraMa/UFRN. Áreas de interesse: Psicologia Escolar e Educacional, Educação, Teoria Marxista da Dependência, Teoria Social Marxiana e Marxista, Ontologia Lukácsiana.

Analu Diniz

graduanda em Teatro pela Escola de Belas Artes (EBA) e atriz em formação pelo Teatro Universitário (T.U.), ambos pertencentes à UFMG.

 

Atualmente, faz parte da equipe do “T.U. Produção e Memória”, projeto de extensão do Teatro Universitário (UFMG), sendo responsável pela comunicação do núcleo, bem como pelo desenvolvimento de pesquisas.

 

Atua, também, como assistente de produção da Clementtina: Plataforma de Criação, sob coordenação da atriz e diretora Rita Clemente

Bárbara Katherine F. Biondini

Doutoranda e Mestra em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração - CEPEAD/UFMG.

 

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Profa. PUCMG. Vinculada aos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa), Economia Política do Poder em Estudos Organizacionais - EPPEO (UFPR), TRAMA - Trabalho e Marxismo (UFJF) e ao Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Sociabilidade e Saúde - LETSS (UFMG).

 

Temas de interesse: Neurociências, Saúde, Políticas públicas, Gestão de pessoas e Relações de trabalho, Marxologia, Materialismo histórico dialético.

David Silva Franco

Professor Efetivo no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Ribeirão das Neves. Doutor e mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Atuante no ensino e pesquisa em cursos dos níveis de pós-graduação, graduação (bacharelado e tecnólogo) e ensino médio técnico. Autor e revisor de artigos em periódicos nacionais. Membro-pesquisador do NEC-TraMa (Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia) e GEFORP (Gestão e Formação Profissional).

 

Tem interesse nas áreas de Ensino e Crítica em Administração, Sociologia do Trabalho, Psicologia do Trabalho e Economia Política. 

Paula Cristina de Moura Fernandes

Doutoranda e Mestra em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Pesquisadora do núcleo de Estudos Críticos: Trabalho e Marxologia (Nec-TraMa). Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é bolsista CAPES pela UFMG.

 

Atuou como Coordenadora de Polo na rede Etec e é Professora de ensino a distância no Programa ETEC- Brasil. Atuou como professora substituta na área de Teorias da Administração pela UFV- Campus Rio Paranaíba.

 

Desenvolveu trabalhos como bolsista de iniciação científica pela FAPEMIG. Autora e revisora de artigos científicos nacionais e internacionais. Atua nas seguintes áreas científicas: Administração, Direito e Educação.

 

Áreas de interesse: Sistema Prisional, Crítica da Administração Pública, Estado e Economia Política.

Cleverson Ramom Carvalho Silva

Professor no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG), campus Manhuaçu.

 

Doutorando em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG e Bacharel em Economia e Administração. Membro-pesquisador do NEC-TraMa (Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia).

 

Tem interesse nos seguintes temas: Economia Política, Estudos Críticos em Administração, Educação e Trabalho, Educação Profissional, Formação Integral/ humana.

Lavínea Lisboa Seabra

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa).

 

Atualmente sou bolsista voluntária no projeto de Iniciação Científica “Economia (i)legal: o movimento de capital do setor produtivo do tráfico ao sistema financeiro", sob orientação da Prof(a). Dra. Deise Luiza da SIlva Ferraz.

Deidi Maca.jpg

Deidi Yolima Maca Urbano

Professora na Facultad de Ciencias de la Administración, Universidad del Valle - Sede Tuluá (Colômbia). Doutora em Psicologia pela Univesidad del Valle (Colômbia) com um período de estágio-doutoral no Programa de Estudios Psicosociales del Trabajo -PEPET-, Universidad Diego Portales (Chile), Mestra em Sociologia pela Universidad del Valle (Colômbia), Bacharela em Psicologia pela Pontificia Universidad Javeriana - Cali (Colômbia). Integrante dos grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia (UFMG), Humanismo y Gestión (Universidad del Valle, Colômbia). Autora e revisora de artigos científicos nacionais e internacionais. Áreas de interesse: Psicologia Social Crítica do Trabalho e das organizações, Sociologia do Trabalho, Estudos Organizacionais. Temas de interesse: Estado, Trabalho e Subjetividade.

WhatsApp Image 2021-09-10 at 20.03_edited.jpg

Adna Vieira de Lira

Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

Atualmente é bolsista CNPq de Iniciação Científica pela TraMa/UFRN, no projeto de pesquisa “A Especificidade do Desenvolvimento Econômico Dependente no Brasil de Pós-1970 em seu Liame com o Progresso Tecnológico.” sob orientação da Prof(a). Dra. Janaynna de Moura Ferraz.

 

Temas de interesse: Movimentos Sociais, Políticas Públicas, Relações de Trabalho, Marxismo e Diversidade Humana.

Foto - Sergio Lima_edited.jpg

Sérgio Antônio Santos de Lima Filho

Graduando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e  integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa).

 

Atualmente, bolsista voluntário do projeto de pesquisa "A Especificidade do Desenvolvimento Econômico Dependente no Brasil de Pós-1970 em seu liame com o Progresso Tecnológico", sob orientação da Prof.a Dr.a Janaynna de Moura Ferraz.

Filipe Augusto Michel dos Santos

Estudante de Ensino Médio integrado ao curso técnico de Análises Clínicas no Colégio Técnico da UFMG - COLTEC e integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos, Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa).

 

Atua como bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Desenvolvimento tecnológico, relações e condições de trabalho na América Latina”, sob orientação da professora Deise Luiza Ferraz.