top of page

Deise Luiza da Silva Ferraz

Professora Associada na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (Nec-TraMa). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFMG.
 
Doutora, Mestra e Bacharela em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com um período de estágio-doutoral no Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (SOCIUS) do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.
 
Militante sindical e feminista.

Marcos Júnior de Moura-Paula

Mestre e Bacharel em Administração pela UFMG e professor no Instituto Federal de Brasília. Interesses de pesquisa relacionados a estudos organizacionais, gestão de pessoas e relações de trabalho.

Aline Fábia Guerra de Moraes

Profa. Adjunta na UFPE. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional.

 

Mestra e Bacharela em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciada em História também pela UFPB.

 

Possui interesse nas áreas de Relações de Trabalho, Prazer e Sofrimento no trabalho, Suicídio, Estudos Organizacionais, Trabalho Informal e Terceirização.

Rossi Henrique Soares Chaves

Possui graduação em Administração Pública e em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia ambos pela Universidade Federal de Alfenas. Possui Mestrado pela UFMG.

 

Doutorando na linha de pesquisa Estudos Organizacionais, Trabalho e Sociedade pelo CEPEAD/UFMG. Pesquisador do Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa).

 

Áreas de interesse: Estado, economia política, conhecimento e ontologia, crítica da Administração Pública.

WhatsApp Image 2020-10-22 at 14.23.12 (1

Jefferson Vieira de Góes

Estudante de Controladoria e Finanças (UFMG), técnico administrativo em educação no Teatro Universitário da UFMG, coordenador do projeto de extensão Teatro, Produção e Memória e integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa).

 

Formado em Química Tecnológica com especialização em Gestão Estratégia, ênfase em Gestão de Pessoas (FACE/UFMG) e especialização em Educação Profissional e Tecnológica inclusiva (IFTM).

 

Atualmente, está como IC voluntário no projeto de pesquisa "Economia (i)legal: o movimento de capital do setor produtivo do tráfico ao sistema financeiro" com orientação da professora Deise Ferraz.

WhatsApp Image 2022-04-18 at 12.14_edited.jpg

Emilly Bezerra Fernandes do Nascimento

Assistente Social na Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN)

Mestranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGSS/UFRN) e Graduada em Serviço Social pela mesma instituição.

 

Vinculada ao grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa) sob orientação da prof.ª Janaynna Ferraz.

 

Temas de interesse: Marxismo, Precarização do trabalho, Nova Morfologia do Trabalho, Políticas de Saúde, Saúde Mental, Luta Antimanicomial, Gênero e masculinidades.

Janna.jpg

Janaynna de Moura Ferraz

Professora Adjunta no DEPAD/ UFRN. Pesquisadora NEC-TraMa e GESTI/UFRN. Doutora (UFMG), mestre (UFS) e bacharela em Administração. Professora Permanente no PPGA(Adm.)/UFRN e  no PPGSS(Serv.Social)/UFRN.

Autora do livro "Para além da prática empreendedora no capitalismo brasileiro" e de artigos científicos publicados em eventos e periódicos. Coordenadora de projetos de pesquisa com financimento CNPq/PROPESQ/UFRN.  

Temas de interesse: Crítica da Economia política; Tecnologia, Trabalho e Consciência de classe; Ciência e Ideologia em Marx; e Prática Empreendedora.

Marília Duarte de Souza

Doutoranda e Mestra em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharela em Administração pela UFMG.

 

Atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Administração da UFMG e como  voluntária de Iniciação Científica vinculada ao Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa). Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (UFMG).

 

Temas de interesse: Estudos Organizacionais, Estudos Críticos em Administração, Feminismo, Feminismo Marxista, Gênero, Marxologia, Ciência e Trabalho.

Jéssica Alves Maciel

Mestra em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais, vinculada à linha de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional.

Graduada em Administração pela UFMG.

 

Atuou como Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET Adm). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia (UFMG).

 

Temas de interesse: Estudos Críticos em Administração, Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho.

WhatsApp Image 2020-04-02 at 14.56.48.jp

Cleverson Ramom Carvalho Silva

Professor no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG), campus Manhuaçu.

 

Doutorando em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG e Bacharel em Economia e Administração. Membro-pesquisador do NEC-TraMa (Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia).

 

Tem interesse nos seguintes temas: Economia Política, Estudos Críticos em Administração, Educação e Trabalho, Educação Profissional, Formação Integral/ humana.

Deidi Maca.jpg

Deidi Yolima Maca Urbano

Professora na Facultad de Ciencias de la Administración, Universidad del Valle - Sede Tuluá (Colômbia). Doutora em Psicologia pela Univesidad del Valle (Colômbia) com um período de estágio-doutoral no Programa de Estudios Psicosociales del Trabajo -PEPET-, Universidad Diego Portales (Chile), Mestra em Sociologia pela Universidad del Valle (Colômbia), Bacharela em Psicologia pela Pontificia Universidad Javeriana - Cali (Colômbia). Integrante dos grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia (UFMG), Humanismo y Gestión (Universidad del Valle, Colômbia). Autora e revisora de artigos científicos nacionais e internacionais. Áreas de interesse: Psicologia Social Crítica do Trabalho e das organizações, Sociologia do Trabalho, Estudos Organizacionais. Temas de interesse: Estado, Trabalho e Subjetividade.

Bárbara Katherine F. Biondini

Doutoranda e Mestra em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração - CEPEAD/UFMG.

 

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Profa. PUCMG. Vinculada aos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa), Economia Política do Poder em Estudos Organizacionais - EPPEO (UFPR), TRAMA - Trabalho e Marxismo (UFJF) e ao Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Sociabilidade e Saúde - LETSS (UFMG).

 

Temas de interesse: Neurociências, Saúde, Políticas públicas, Gestão de pessoas e Relações de trabalho, Marxologia, Materialismo histórico dialético.

David Silva Franco

Professor Efetivo no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Ribeirão das Neves. Doutor e mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Atuante no ensino e pesquisa em cursos dos níveis de pós-graduação, graduação (bacharelado e tecnólogo) e ensino médio técnico. Autor e revisor de artigos em periódicos nacionais. Membro-pesquisador do NEC-TraMa (Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia) e GEFORP (Gestão e Formação Profissional).

 

Tem interesse nas áreas de Ensino e Crítica em Administração, Sociologia do Trabalho, Psicologia do Trabalho e Economia Política. 

Paula Cristina de Moura Fernandes

Doutoranda e Mestra em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Pesquisadora do núcleo de Estudos Críticos: Trabalho e Marxologia (Nec-TraMa). Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é bolsista CAPES pela UFMG.

 

Atuou como Coordenadora de Polo na rede Etec e é Professora de ensino a distância no Programa ETEC- Brasil. Atuou como professora substituta na área de Teorias da Administração pela UFV- Campus Rio Paranaíba.

 

Desenvolveu trabalhos como bolsista de iniciação científica pela FAPEMIG. Autora e revisora de artigos científicos nacionais e internacionais. Atua nas seguintes áreas científicas: Administração, Direito e Educação.

 

Áreas de interesse: Sistema Prisional, Crítica da Administração Pública, Estado e Economia Política.

WhatsApp%20Image%202020-11-17%20at%2010.

Edir Vilmar Henig

Doutor em Território, Risco e Políticas Públicas pela Universidade de Coimbra (Portugal) - Título de doutorado reconhecido pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

 

Desenvolveu estágio doutoral junto ao Istituto di Diritto Agrario Internazionale e Comparato (Firenze - Itália). Mestre em Política Social pela Universidade Federal de Mato Grosso.

 

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Cuiabá. Tem experiência nos estudos sobre Questão Agrária, Agricultura Familiar, Agroecologia, Políticas Sociais, Políticas Públicas.

photo_2021-10-25_14-12-59.jpg

Vinícius Sousa de Oliveira

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e  integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa).

Temas de interesse: Urbanismo, Trabalho e Marxologia.

Carolyne Reis Barros

Professora adjunta no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG. Psicóloga (2008) e mestra em Psicologia (2011) pela UFMG. Doutora  em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2017).

Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos (LabTrab/UFMG) e do programa de extensão CULTHIS: espaço de atenção psicossocial a familiares de pessoas presas e sobreviventes do sistema prisional.

 

Temas de interesse: psicologia do trabalho; trabalho e direitos humanos; cárcere; abolicionismo penal; migração e trabalho.

bottom of page